Se você está pensando em fazer móveis planejados na sua casa mas ainda não sabe exatamente se essa é uma boa ideia, aqui vão alguns motivos para você considerar o projeto, já que há muitos outros benefícios além da estética do móvel. Acompanhe!
Resistente
O MDF é uma madeira para móveis que é majoritariamente escolhida pelas marcenarias justamente pelo fator resistência. Afinal, trata-se de um móvel extremamente resistente e que, quando bem cuidado, tem a plena condição de durar para uma vida toda. É uma madeira de fibras alinhadas e que pode até mesmo ser unificada, gerando uma placa ainda mais grossa para determinados tipos de móveis que precisam aguentar mais peso.
Não confunda MDF com MDP, ok? A madeira MDP é um tipo de madeira prensada, que é muito menos durável e pode ficar esteticamente menos elegante.
Maleável
O MDF, apesar de ser muito resistente e rígido, é uma madeira considerada maleável. Afinal, ela pode ser usada para produzir uma série de móveis diferentes, dos mais diferentes tamanhos, profundidades, espessuras e comprimentos. É possível colar e emendar uma madeira na outra, criando uma estrutura ainda mais rígida e segura. Além disso, se pode fazer buracos sem comprometer a fibra da madeira.
Ótimo acabamento
E por fim, outra grande vantagem da madeira de MDF para os seus móveis sob medida, é o seu ótimo acabamento. Embora a madeira crua tenha um aspecto mais rústico, por assim dizer, é possível aplicar uma lâmina de madeira de qualquer tom sobre o MDF e assim criar um ambiente muito mais aconchegante, dentro dos padrões estéticos e visuais que o cliente quer fazer.
É possível laminar o MDF com cores claras, escuras, neutras, cores diferentes e até texturas voltadas a algum estilo específico!