Notícias e Atualidades Sobre Tecnologia

desenvolvimento-de-sites-blumenau
O que é um Purgador a Vapor e para que serve?

O que é um Purgador a Vapor e para que serve? Entenda!

Um purgador a vapor é um tipo de equipamento muito utilizado em equipamentos que trabalham com o aproveitamento do vapor. Isso porque o vapor somente pode ter um bom aproveitamento quando ele é separado da sua forma condensada, que já não tem mais importância valorosa na cadeia produtiva e do processo em si.

Os purgadores de vapor podem ser explicados, também, como se fosse uma espécie de “armadilha”, que atrai o condensado e assim divide ele do vapor, sem deixar o vapor escapar. Continue lendo para saber mais sobre o que é um purgador de vapor e para que serve.

Purgador a vapor = armadilha para o vapor

Quando um sistema utiliza o vapor como fonte principal de energia, é fundamental que esse vapor tenha toda a sua concentração no encanamento. Isto é, com as perdas de pressão do vapor ou mesmo com a baixa emissão para o encanamento, é possível que o sistema como um todo apresente falhas de desempenho e performance.

Por isso, o purgador entra como um balizador importantíssimo para manter o vapor 100% otimizado para o sistema aproveitá-lo. Afinal, o purgador tem a missão de “atrair” o condensado para uma área do encanamento que permite que o condensado seja eliminado, mas sem perder, no meio do processo, o vapor que está saudável para o uso.

Para que serve o purgador a vapor

Um purgador a vapor é utilizado principalmente para “limpar” um sistema de vaporização. Isto é, quando o sistema de vapor formar o condensado, que é a sobra do vapor em si, o sistema pode perder performance. Isso ocorre pelo fato de que o condensado atrapalha o fluxo do vapor pelo encanamento.

Desta forma, o purgador funciona no sistema como uma maneira de garantir que o vapor siga o seu rumo corretamente, sem obstáculos, e chegue corretamente onde tem que chegar, com a pressão que tem que chegar.

Posts Recentes