Notícias e Atualidades Sobre Tecnologia

desenvolvimento-de-sites-blumenau
Inflamação na gengiva é perigoso?

Inflamação na Gengiva é perigoso?

A inflamação na gengiva é uma das doenças bucais mais comuns entre a população e está entre as mais perigosas caso não haja um tratamento adequado.

A alimentação inadequada e a falta de higiene bucal são uma das principais causas para que haja a inflamação da gengiva, e estar disposto a ter uma rotina saudável e de higiene é essencial para evitar esse problema.

Muitos indivíduos a não manter uma rotina saudável e com boa higiene bucal podem correr riscos de perder os dentes, tendo que muitas vezes recorrer a um implante de dente para retomar as funções.

Se você quer entender o que a inflamação da gengiva pode levar e quais são as formas de prevenção, continue a leitura! 

Como ocorre a inflamação na gengiva?

A inflamação na gengiva se dá devido a má higiene bucal, onde a precariedade na hora da escovação acaba prevalecendo.

Quando há uma higiene inadequada, o tártaro é acumulado entre os dentes iniciando pela placa bacteriana que pode ser retirada rapidamente com a escovação.

Quando isso não ocorre, ela acaba endurecendo e levando ao tártaro que só pode ser retirado no consultório dentário. 

Devido ao tártaro, ele passa a inflamar a gengiva, surgindo então a gengivite que leva ao sangramento e sensibilidade nos dentes. Quando essa inflamação se intensifica ela passa para o periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva, onde os dentes passam a entortar e a correr riscos de serem perdidos.

Por esse motivo,  muitas pessoas optam pela utilização dos alinhadores invisíveis após o tratamento da periodontite. 

Quais são os sintomas da inflamação na gengiva?

Os sintomas da inflamação da gengiva são bem evidentes e pode ser percebido de forma rápido, pois geralmente seus sintomas são:

  • Sangramento na gengiva;
  • Sensibilidade a alimentos quentes e frios;
  • Halitose (mau hálito); 
  • Gosto ruim na boca;
  • Retração gengival.

Esses são os sintomas mais frequentes quando há gengivite, tendo que consultar um especialista em odontologia para reverter a situação para que não avance para o periodonto onde pode haver a perda dos dentes afetados, precisando buscar tratamento como o implante dentário

Além da perda de dentes, a inflamação da gengiva não cuidada pode levar a uma inflamação gravíssima no sangue, podendo causar a endocardite bacteriana que pode levar a óbito. 

Gengiva inflamada e sangrando é mais perigoso?

A gengiva com sangramentos é o comum na inflamação da gengiva, sendo um dos principais sintomas, porém a gengivite não tratada é sim perigoso, como citado anteriormente, tendo que buscar auxílio de um profissional para um tratamento eficaz para não evoluir e causar ainda mais problemas na saúde bucal e na corrente sanguínea.

Uma adversidade bem complicada da gengivite é o desalinhamento natural dos dentes, onde é preciso  optar por aparelhos dentários como por exemplo ortodontia invisível, assim alinhando os dentes novamente para o seu lugar.

Quais são as formas de tratamento da gengiva inflamada?

Geralmente o tratamento da gengivite é a profilaxia, também conhecida como limpeza profissional. Só ela é capaz de retirar todo o tártaro dos dentes que são os responsáveis pela inflamação da mesma.

Em casos mais intensos como a periodontite é preciso uma limpeza bem mais profunda, onde pode haver cirurgias.

Quais são as formas de prevenção da gengiva inflamada?

Não há outra forma mais eficaz para uma boa prevenção de gengivite do que a higiene bucal adequada que podem ser feitas com:

  • Escovação com escova macia;
  • Uso do fio dental em todos os dentes;
  • Enxaguante bucal com flúor;
  • Consultas periódicas com o dentista;
  • Profilaxia dentária. 

Escovando os dentes com uma escova pequena e com cerdas macias irá retirar resíduos de alimentos nos dentes com mais precisão além de evitar a retração gengival.

Um fator importante é fazer o uso do fio dental retirando os resíduos no meio dos dentes onde a escova não é capaz de fazer esse papel. Além disso, estar utilizando enxaguantes bucais com flúor sem álcool, irá ajudar a manter os dentes livres de cáries e gengivite. 

Estar sempre mantendo consultas periódicas com o dentista é essencial para uma boa saúde bucal, visto que o mesmo a partir de uma avaliação irá precocemente cuidar de qualquer problema que surgir, evitando complicações. 

Dentro dessas consultas o profissional realiza a profilaxia, retirando todo o tártaro dos dentes e evitando que surja a inflamação na gengiva. Depois desse tratamento, muitas pessoas tendem a buscar um clareamento, por isso a procura do valor clareamento dental tem crescido tanto na atualidade. 

Agora que você já sabe como a infecção da gengiva pode ser perigosa para saúde, não deixe de visitar regularmente o seu dentista e manter uma higiene bucal adequada, assim prevenindo doenças bucais. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Posts Recentes