Um transformador de energia é um dos produtos mais importantes de uma rede elétrica. Afinal, a energia que chega na sua casa não chega completamente pronta da usina de produção e empresa de distribuição. É preciso que haja um processo de cura importantíssimo para garantir a segurança e eficiência dessa energia.
Assim sendo, continue lendo para entender mais sobre transformadores, para que servem e onde são usados.
O que é um transformador
Um transformador é exatamente aquilo que o seu nome sugere: um equipamento que transforma a energia de maneira que ela possa se tornar usável para os equipamentos que você tem dentro de casa ou mesmo dentro de alguma indústria.
A energia que chega na fiação elétrica do poste, por exemplo, está lá de maneira “crua”. Antes mesmo de entrar na sua casa, ela é transformada para a tensão máxima dos equipamentos eletrônicos – que pode ser 220v ou 110v, dependendo da sua região.
No entanto, os transformadores também são usados em muitos outros lugares – e não apenas no poste para levar energia para a sua casa. Eles são usados também em ambientes industriais, para transformar a tensão na capacidade ideal para as máquinas industriais.
Por que um transformador é importante
Um transformador é importante para vários tipos de necessidades e atenções especiais a uma estrutura elétrica. Seja uma estrutura predial, caseira ou mesmo pública, os transformadores têm a função de transformar a energia em uma tensão adequada para o uso dela.
Isto é, os transformadores são fundamentais para garantir a melhor, mais limpa e equilibrada tensão de energia para atender alguma demanda residencial ou industrial. Sem o transformador, a energia pode não ser a adequada e a ideal para aquele determinado uso.
Inclusive, existem empresas especializadas na produção de transformadores – já que existem inúmeros modelos, para inúmeras necessidades diferentes.