Fazer uma instalação elétrica é algo que exige tempo, estudo e muita organização. Afinal, não basta conectar o fio A com o fio B para transmitir energia para um ambiente inteiro. É preciso tomar cuidado com inúmeros processos, cabos, voltagens, equipamentos, produtos e muito mais.
Por isso, fazer uma instalação elétrica comercial, residencial ou mesmo industrial sem ajuda profissional, é um risco. Tanto para as pessoas quanto para a estrutura.
A seguir, entenda tudo sobre o tema.
O que é uma instalação elétrica profissional
Uma instalação elétrica profissional é muito mais complexa do que a simples instalação de uma tomada ou de um interruptor de energia. Essas são atividades relacionadas, mas que estão associadas à execução. No entanto, saiba que há também toda a estrutura de planejamento e organização que deve ser considerada.
Por isso, uma instalação elétrica profissional é justamente isso: o planejamento, análise e execução de uma instalação que vai compreender uma indústria, casa, comércio e outros.
A importância do projeto elétrico
Um projeto elétrico é como se fosse um “mapa” de tudo o que você precisa fazer na instalação. Isto é, trata-se de um projeto que estipula absolutamente todos os passos, materiais e voltagens que devem ser aplicadas em uma indústria, comércio, residência e outros.
O projeto elétrico é feito por um profissional de engenharia elétrica e executado pelo eletricista responsável técnico.
Segurança e performance
A segurança e a performance de um ambiente que utiliza eletricidade deve sempre ser um dos pilares da instalação elétrica. Afinal, é preciso fazer uma instalação capaz de suportar todas as máquinas e consumo em geral. Mas ao mesmo tempo, não pode haver quedas ou oscilações de energia.
Isso somente é possível com um profissional qualificado e de alto nível técnico para entender todas as necessidades e demandas.