Notícias e Atualidades Sobre Tecnologia

desenvolvimento-de-sites-blumenau
Como seu Sorriso afeta sua Saúde Mental

Como seu Sorriso afeta sua Saúde Mental

A saúde mental de uma pessoa é tão importante quanto manter o bem-estar dos órgão, ou se alimentar direito e até mesmo prezar pela por uma boca saudável. 

Dessa forma, para manter a mente saudável, existem algumas ações importantes, entre elas, manter um sorriso estético é importante para conquistar uma autoestima e assim, uma boa saúde mental. 

Isso porque, o sorriso é considerado como o cartão postal do rosto. Ou seja, ter um sorriso agradável é essencial para que a pessoa tenha uma autoestima, que por sua vez é um dos principais fatores para manter a saúde mental em dia. 

Nesse sentido, vale a pena destacar que não existe um sorriso estético sem uma boa saúde bucal. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da estética bucal e como ela está ligada à manutenção de um sorriso saudável, mesmo que o paciente realize procedimentos estéticos, como é o caso do clareamento dental

Além disso, entenda como construir uma saúde mental forte através da manutenção da autoconfiança e uma boa autoestima. 

De que forma a autoestima é impactada pela saúde bucal?

Assim como mencionado anteriormente, mesmo que de maneira breve, o sorriso tem uma grande participação na construção da autoestima. 

Dessa forma, quando o paciente não se preocupa com a saúde dos dentes, ele pode sofrer com manchas e escurecimento da arcada dentária ou até mesmo desenvolver doenças que levem a queda dos elementos dentários. 

Todas essas questões podem mexer com a cabeça do paciente, que a partir de então, passa a se sentir feio. 

Então, essa é uma questão que mexe com a sua autoconfiança, autoestima e pode levar o paciente a se tornar deprimido, ansioso ou até mesmo desenvolver fobia social por querer não se mostrar mais para pessoas. 

Para evitar isso, a odontologia conta com vários procedimentos focados na estética do sorriso, como é o caso das facetas de resina, por exemplo, que vai ajudar na manutenção da saúde bucal e mental do paciente.

Quais tratamentos estéticos temos para essas inseguranças?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que existem inúmeros procedimentos estéticos odontológicos. 

Entretanto, para realizá-los, é importante que o paciente procure um profissional dentista, pois é preciso que ele avalie a necessidade de um tratamento e possa indicar os melhores, como por exemplo, a colocação de lente de dente.

  • Clareamento dental: remove o amarelado dos dentes;
  • Aparelho ortodôntico: existem diferentes modelos para corrigir dentes tortos;
  • Toxina botulínica: adequado para quem tem sorriso gengival;
  • Lente de contato dental: corrige pequenos defeitos na arcada dentária;
  • Implantes dentários: solução para quem não tem mais o dente;
  • Preenchimento labial: aumenta o volume dos lábios. 

Desse modo, esses são alguns dos procedimentos que podem ser feitos para uma melhora da estética bucal e consequentemente, auxiliando na autoestima. 

Quais os benefícios que o sorriso traz para a saúde mental?

Assim como já mencionado anteriormente, além de favorecer a saúde bucal, uma vez que ao se preocupar com a estética do sorriso, é preciso muitas vezes curar as doenças para só depois realizar procedimentos, como facetas de porcelana antes e depois

Sendo assim, além de uma saúde bucal exemplar, ainda é possível ter uma boa autoestima. 

Vale destacar que ter uma boa autoestima e autoconfiança é importante não só para a vida pessoal, bem como para a profissional. 

Uma vez que pessoas com essas qualidades conseguem se destacar melhor no ambiente de trabalho, já que conquistam a confiança necessária para encabeçar projetos e tomar responsabilidades relacionadas à segurança. 

Além disso, ter uma boa saúde bucal, um sorriso estético e priorizar a saúde mental também melhora a qualidade de vida do paciente trazendo uma maior longevidade para ele. 

O que dizem os psicólogos referente ao sorriso e saúde mental?

Não é de hoje que os profissionais discutem a respeito de como a estética do sorriso pode ter um papel importante para a psicologia. 

Além de como procedimentos como implante dentário antes e depois possuem um papel importante na construção de uma mente saudável. 

Dessa forma, de acordo com estudos científicos, foi comprovado que os benefícios de atitudes mais positivas, como é o caso do sorriso, influenciam a vida do ser humano em direção a sua plenitude e equilíbrio físico, mental e emocional. 

Isso leva os psicólogos a incentivarem um trabalho de tratamento em conjunto com profissionais dentistas, por exemplo, para promover uma verdadeira transformação positiva na vida de seus pacientes. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Posts Recentes